Percurso destinado aos Bombeiros Civis

Fase 1: Largada
Após o sinal de largada, o competidor nº 1 acionará o cronômetro e iniciará a corrida para entregar no menor tempo o bastão para o competidor nº 2 de sua equipe devidamente posicionado.

Fase 2: Subida na torre de 4 metros
O competidor nº 2, após receber o bastão, deverá apanhar uma mangueira de 2½" com 20 metros de comprimento, acondicionada em ziguezague, e iniciar a subida dos lances da escada da torre, que terá altura de 4 metros, carregando a mangueira da forma que julgar melhor. Ao atingir o topo deixará a mangueira e puxará um tambor de 100 litros com 80 Kg (devidamente pesado antes da prova) até 3 metros de altura (sinalização indicativa) utilizando-se de um equipamento EVAC do fabricante Tractel.

Fase 3: Force Machine
Após receber o bastão do competidor nº 2, o competidor nº 1 utilizando-se de um malho de 5 kg, realizará sucessivos golpes em um peso de 75 kg que desliza engastado em um aparelho metálico (Kaiser Force Machine ®), até que o mesmo atinja o limite demarcado no próprio equipamento postado a uma distância de 1,5 m.

Fase 4: Espaços confinados
Após receber o bastão do competidor nº 1, o Competidor nº 2 fará a subida em uma escada tipo marinheiro, com o equipamento autônomo nas costas, deverá subir até o topo e descer em uma escada de corda, simulando a entrada em espaços confinados sem riscos atmosféricos e deverá sair do tanque para passar à fase seguinte.

Fase 5: Tirfor
Após o término da fase 4, o competidor nº 2 terá que arrastar um palete composto por 4 tambores de 100 litros cada, cheios de água, até a sinalização. O deslocamento de aproximadamente 1 metro será pré-definido no obstáculo, sendo que todos os competidores terão a referência através de uma faixa demarcada no obstáculo. Assim que for ultrapassada a marca, o competidor nº 2 deverá passar o bastão para o competidor nº 1 que seguirá para a fase seguinte.

Fase 6.1: Resgate do boneco de 90 quilos
Após receber o bastão, o competidor nº 1 partirá de uma extremidade a outra da pista, onde deverá arrastar um manequim de 90 kg utilizando-se da técnica de arrasto (os braços do bombeiro posicionados sob os braços da vítima e mãos cruzadas sobre o peito), realizando o deslocamento de costas até a linha demarcatória da chegada a aproximadamente 10 metros do início.
O manequim não poderá ser arrastado pelas vestes e é terminantemente proibido o uso de qualquer meio auxiliar para o arraste.

Fase 6.2: seqüência final
Ao término do percurso de arraste, o competidor nº 1 deverá deixar o boneco no pórtico final, em um local demarcado e ultrapassar a linha de chegada, onde pressionará o botão do cronômetro que o paralisará de imediato, finalizando a prova.

Faça o download da versão gratuita do Google SketchUp

Sketchup